O CIAB inaugurou novas instalações em Braga

afonsaooo's inauguracao album on Photobucket

Em 26 de Junho, o CIAB inaugurou as suas novas instalações em Braga
Na cerimónia, Vítor Sousa, presidente da Administração do CIAB,  revelou alguns dados estatísticos referentes à atividade principal do CIAB e à atividade da RACE – Rede de Apoio ao Consumidor Endividado. Começou por referir que os técnicos de acompanhamento da RACE já atenderam 70 pessoas com problemas de endividamento, tendo já 33 processos de acompanhamento em curso.
Esta nova valência justifica, em parte, o alargamento do espaço utilizado pelo CIAB, que se mantém, no Edifício da Junta de Fereguesia da Sé.
A RACE visa a obtenção de acordos entre consumidores em risco de incumprimento e instituições de crédito, no âmbito do Plano de Apoio ao Risco de Incumprimento (PARI), ou do Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento (PERSI).

Presente na abertura formal das novas instalações, Helena Alves, em representação da Direcção-Geral da Política de Justiça, afirmou que o Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo revelou que este centro de arbitragem tem apresentado excelentes resultados nos últimos 3 anos, o que lhe permite ser calssificado como um dos melhores Centros Arbitragem do país.
Vítor Sousa, revelou ainda que, “entre 2002 e 2012, a actividade do CIAB foi aumentando paulatinamente”, referindo que no final de 2012, o CIAB registou 2 745 processos de informação, 845 processos de reclamação e 2 012 empresas com adesão plena ao sistema de mediação e arbitragem de conflitos de consumo.
“Em 2013, o CIAB continua a dar mostras de forte dinamismo”, atestou o presidente, ancorado nos 1 784 processos de informação e 472 processos de reclamação.

Vítor Sousa, terminou o seu discurso informando que depois de em 2012, o CIAB ter alargado a sua área de intervenção ao distrito de Viana do Castelo e aberto instalações nesta cidade, o Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo conta, desde o dia 20 de Junho último, com a adesão ao centro do município de Caminha.