Foi realizada no dia 28/03/2012, a Cerimónia de Encerramento Campanha de Adesão Plenas ao CIAB nos municípios de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, com a atribuição de 113 certificados.
A Cerimónia teve lugar na Casa das Artes em Arcos de Valdevez, onde esteve presente Germano Amorim em representação do município de Arcos de Valdevez e também em representação da Administração do CIAB, Manuel Joaquim Pereira em representação do município de Ponte da Barca e Paulo Falcão Teixeira presidente da Direção da ACIAB.
Esta iniciativa culmina um protocolo celebrado no passado dia 5 de Setembro de 2011, entre as Câmaras Municipais de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca, o Ministério da Justiça (através do Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios), a Direcção-Geral do Consumidor, a ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, a DECO-Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor e o próprio CIAB ( Tribunal Arbitral de Consumo).
Desde 2004, que o CIAB em parceria com outras entidades já efetuou 10 projetos semelhantes na sua área de abrangência territorial (Amares, Arcos de Valdevez, Barcelos, Braga, Esposende, Melgaço, Montalegre, Monção, Ponte da Barca, Paredes de Coura, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Valença, Viana do Castelo, Vieira do Minho e Vila Verde). Por via destes projetos já aderiram ao CIAB.
Com a concretização deste projecto de adesões plenas ao CIAB, os 113 estabelecimentos que aderiram à arbitragem de consumo passam a integrar uma lista dos estabelecimentos aderentes que pode ser consultada em www.ciab.pt.
Por via desta adesão os empresários de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca
demonstram uma grande preocupação com a salvaguarda dos direitos e interesses dos seus clientes, disponibilizando-se a aceitar a resolução dos eventuais conflitos através da mediação, conciliação e arbitragem. A adesão não comporta qualquer custo para as empresas.
Os agentes económicos aderentes a este projeto, passam a afixar em local
bem visível dos seus estabelecimentos um dístico que os identifica como estabelecimentos aderentes. A ostentação do autocolante é importante, pois transmite aos consumidores plena segurança nas transações, ficando estes a saber que existe uma entidade que os ajudará a resolver os seus conflitos de consumo.
Atualmente, 1766 empresas tem adesão plena ao CIAB. Este número tem origem nos projetos de adesão plena, por via do projeto “ Empresa na Hora” e também por iniciativa espontânea dos agentes económicos.
Qualquer empresa pode aderir de forma gratuita ao CIAB, bastando para o efeito proceder ao preenchimento de um impresso passando a partir daí a obter inúmeras vantagens, como por exemplo:
1. Transferência da gestão da conflitualidade para o CIAB. As empresas
elegem o CIAB como entidade competente para resolver litígios com os seus clientes;
2. Processo gratuito;
3. Rapidez na resolução dos processos
4. O facto de o processo ser decidido por uma entidade independente e
imparcial garante maior objectividade na sua resolução
5. Argumento de venda
6. Sinal de modernidade
7. Diminui a tendência para a prepotência e o abuso
8. Arma concorrencial face aos restantes estabelecimentos
(diferenciação), nomeadamente face às grandes superfícies
9. Indicador de qualidade
• Empresa mais atenta à qualidade dos bens e serviços produzidos
• Garantia de resposta às questões colocadas pelos clientes
• Focalização nos clientes
• Aumento da confiança dos clientes
• Maior satisfação da clientela (Objectivo final)
10. Processo revogável a todo o tempo.